Hoje em dia, as redes sociais são ferramentas indispensáveis, seja para fortalecer a imagem da marca, gerar visibilidade ou para atrair novos clientes.
Nesse sentido, o Instagram possui um imenso potencial para lhe ajudar a desenvolver seu negócio, e não é à toa que é uma das plataformas mais acessadas no mundo, com milhões de usuários ativos.
No entanto, para crescer organicamente na plataforma, não se improvisa. É necessário técnica e estratégia.
Por isso, continue a leitura e confira dicas de como aumentar sua visibilidade no Instagram e fazer seu negócio alavancar!
Como crescer organicamente no Instagram?
Para crescer organicamente no Instagram, é necessário adotar algumas estratégias, como otimizar seu perfil, incluir uma palavra-chave no seu nome de usuário, escolher boas hashtags, ser marcado, apenas para citar algumas.
Portanto, se você quer fazer seu negócio crescer de forma orgânica, separamos aqui as melhores estratégias e as que realmente funcionam:
Otimizar seu perfil
Para gerar tráfego para sua conta, seu perfil deve ser otimizado em termos de SEO, isto é, para os mecanismos de pesquisa.
Essa é a melhor maneira para seu perfil aparecer nos resultados de pesquisa.
Veja algumas técnicas eficazes:
- Deixar seu perfil público;
- Escolher uma imagem de perfil cativante de acordo com a sua marca ou empresa;
- Selecionar um nome de usuário que seja fácil de lembrar;
- Transformar sua conta pessoal para conta profissional;
- Inserir um link na sua bio, por exemplo, direcionando para seu site.
Dedique um tempo especial no momento de otimizar seu perfil, pois funciona como um cartão de visita, e como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”.
Portanto, dedique um tempo especial na hora de criar e otimizar o seu perfil no Instagram, já que é o primeiro contato do seu potencial cliente com a sua marca.
Depois de ter otimizado seu perfil, você pode passar para outras estratégias para aumentar suas chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
Incluir uma palavra-chave no seu nome de usuário
O nome na sua bio é totalmente personalizável e pode ser diferente do seu nome de usuário.
Assim, para crescer organicamente, integre uma palavra-chave principal no seu @nomeusuário.
Para começar, identifique sua palavra-chave principal. Vamos supor que o seu negócio é no setor de decoração, mais especificamente quarto pequeno para casal de filhos.
Quando um usuário do Instagram vai procurar algo sobre esse assunto, provavelmente ele pesquisa a palavra-chave “decoração de quarto”.
Então, se você integrar essa palavra-chave no nome de usuário, sua empresa tem mais chance de aparecer nos resultados de pesquisa e ser encontrada facilmente.
A dica é que seu nome de usuário esteja o mais alinhado possível com a sua marca ou a mensagem que deseja transmitir.
Escolher boas hashtags
Pense nas hashtags como palavras-chave, pois é através delas que o internauta vai encontrar suas publicações.
O ideal é incluir hashtags específicas ao seu nicho, pois assim você aumenta as chances de atrair um público mais diversificado e realmente interessado pelo que você está oferecendo.
A dica é utilizar sempre as mesmas 5 hashtags em cada publicação para lhe dar mais peso. Em seguida, a estratégia é a variedade e a pertinência.
Isso significa que você deve pensar em hashtags que estejam alinhadas com a sua marca ou mensagem que deseja passar, senão fica tudo muito “solto”.
Você também pode combinar hashtags mais genéricas com mais específicas do seu nicho, sendo uma ótima estratégia de atrair uma maior audiência.
Seja marcado
As tags e menções equivalem aos backlinks no seu site. Na verdade, ser marcado e/ou mencionado corresponde a um voto de confiança que você recebe.
Dessa forma, o Instagram sabe que seu conteúdo é valorizado, de qualidade e que as pessoas se interessam por ele.
Por consequência, o algoritmo vai exibir seus posts para pessoas que já se mostraram interessadas.
Quando alguém marca a sua conta em uma de suas publicações ou stories, não somente seu nome de usuário será mais visível, mas outros usuários, ao fazer visualizações de reels, posts e stories que estão marcados, podem acessar o seu perfil.
A maneira mais eficaz para ser marcado é publicar um conteúdo de qualidade que os outros sentem vontade de compartilhar.
Utilize palavras-chave secundárias nas suas legendas de imagens
O Instagram possui seu próprio mecanismo de pesquisa, e criar uma legenda atrativa é essencial para ganhar novos seguidores, além de fidelizar os seus seguidores atuais.
Com uma boa legenda, você faz mais do que chamar a atenção do usuário, ajuda a aparecer nos resultados de pesquisa.
Da mesma forma que você otimiza seu perfil e suas hashtags, faça o mesmo com as legendas.
Por consequência, você assinala ao algoritmo do Instagram que merece aparecer nos resultados de pesquisa para esses termos.
Conclusão
Ao adotar essas estratégias de como crescer organicamente no Instagram, você terá muito mais chance de desenvolver seu negócio e chamar a atenção de seus potenciais clientes.
E não se esqueça de acompanhar as suas performances a fim de se posicionar como um especialista ou influenciador, bem como melhorar as suas estratégias!
Assim como qualquer estratégia de marketing, fazer análises de tempos em tempos é importante para avaliar o que está ou não funcionando e mudar se necessário.