E-CAC: o que é, para que serve e muito mais!

Você conhece o E-CAC? Ele é a abreviação de “Electronic Counterfeit Detection” e é um sistema de detecção de falsificação de documentos e outros. 

E ele é utilizado para identificar e evitar a falsificação de notas de dívida, cheques, cartões de crédito, documentos oficiais, entre outros. É um dos sistemas de detecção mais competitivos no mercado, pois está disponível em todo o mundo e é capaz de identificar falsificações em documentos em qualquer processo de impressão ou digital. 

Neste conteúdo você vai ver o que é E-CAC, para que serve, para quem é destinado e muito mais. Continue lendo para conferir!

Descobrindo o tipo de informação encontrada neste portal

O E-CAC é um sistema de detecção de falsificação de documentos, especialmente dinheiro. Ele é usado para identificar e evitar a falsificação de notas de dívida, cheques, cartões de crédito, documentos oficiais, entre outros. 

É um dos sistemas de detecção mais competitivos no mercado, pois está disponível em todo o mundo e é capaz de identificar falsificações em documentos, como eCNPJ, por exemplo e em qualquer processo de impressão ou digital.


Cadastrando a pessoa jurídica para acessar a plataforma

Para cadastrar o eCNPJ e acessar a plataforma, é necessário estar cadastrado na Receita Federal e na Polícia Federal. Confira os passos abaixo:

  1.   Acesse o site oficial da Receita Federal;
  2.   Clique em “Informações sobre acesso às informações pessoais”;
  3.   Cadastre a pessoa jurídica na lista que aparecer;
  4.   Clique em “Adicionar novos dados” para completar a informação e enviar o formulário. 

A Polícia Federal disponibiliza o acesso ao e-CAC por meio do seu site oficial.

Conhecendo os serviços do E-CAC

Um dos serviços do E-CAC é a detecção de falsificação de documentos, especialmente dinheiro. Ele é usado para identificar e evitar a falsificação de notas de dívida, cheques, cartões de crédito, documentos oficiais, entre outros. 

O E-CAC também oferece serviços de segurança digital, como a criptografia dos documentos, que tornam a falsificação desses mesmos mais difícil. 

Para concluir, podemos dizer que o e-CAC é uma ferramenta útil para estudantes devido à facilidade de uso e ao porte de conteúdo. Além disso, os benefícios são muitos. Ele é uma forma eficiente de se comunicar com outras pessoas, pois é muito rápido e prático. 


Outro ponto é que ele reduz a dependência dos usuários sobre os meios tradicionais de comunicação, como a televisão e a imprensa. 

O E-CAC também oferece uma forma mais segura de se comunicar com outras pessoas, pois permite que os usuários se comuniquem sem ter que se preocupar com a possibilidade de serem espionados, além de gerar uma maior segurança ao usuário. Também é um ótimo sistema de segurança para acesso a dados, gerados por meio de um computador. 

Ele permite a proteção de dados contra a invasão, destruição ou alteração ilícita. Ele também oferece a possibilidade de realizar auditorias, gerenciamento de fluxo de trabalho e análise de riscos. 

Ele é composto por um conjunto de regras e procedimentos estabelecidos por uma organização para facilitar e padronizar as relações entre seus membros, promover a transparência e a eficiência nos negócios, aumentar a segurança dos dados e proteger os interesses das partes envolvidas. 

Agora que você entende como funciona o e-CAC, já pode ficar despreocupado em relação aos seus dados ao acessar o aplicativo do seu banco ou sites do governo federal.


Aproveite e leia também: Pesquisa da Trend Micro alerta: empresas do setor financeiro têm falsa sensação de segurança