Como usar o colar de âmbar para a dentição

A clássica e maravilhosa cola âmbar, além de ser uma joia vistosa, colorida e preciosa para as mulheres, segundo estudos recentes, pode ser benéfica para aliviar as doenças e dores das crianças durante o crescimento dos primeiros dentes. Embora muitas vezes possam ser perigosos por medo de sufocar ou estrangular bebês, o âmbar realmente parece diminuir a dor que os bebês sentem na boca. Mas como o colar de âmbar deve ser usado para a dentição?

Excelente uso de âmbar

Embora muitas mães tenham medo de engasgar com o uso desses colares, de acordo com muitos estudos realizados com âmbar do Báltico, existem realmente alguns grandes benefícios que os bebês podem obter aos dentes durante o período de dentição. O âmbar é uma pedra de cor intensa, que aparentemente tem um efeito analgésico, anti-inflamatório, calmante e relaxante na boca dos bebês. O âmbar ainda teria efeitos digestivos e estimulantes para todo o sistema imunológico e, portanto, é benéfico para os pequenos.

De onde veio a ideia?

A pedra de ambar de dentição pode ser usada em duas formas. Como um colar ou pulseira bebe que combina com a constituição da criança e como um colar mais longo para funcionar como mordedor. Em alguns casos o, a solução remonta ao século XIX, quando crianças que usavam âmbar no pescoço podiam usá-lo como mordedores. A solução recomendada há várias centenas de anos hoje, surpreendentemente, também encontra um grande grupo de adeptos que afirmam que: âmbar alivia a dor, cura feridas, tem efeito anti-inflamatório, é suposto ajudar com um nariz escorrendo, gripe, resfriado, cura cólica. 

O colar de âmbar ao entrar em contato com o corpo emite supostamente compostos etéreos naturais que eliminam a dor e evitam o uso de preparações farmacêuticas para a dentição. Por exemplo, o colar e a pulseira  são recomendados para crianças de três meses a dois anos (os produtos deste fabricante que cria produtos âmbar do Mar Báltico nos foram oferecidos para teste, mas no final o envio para a redação não chegou).

Faça a criança colocar um colar na boca

Será suficiente para você colocar um colar, uma pulseira ou qualquer coisa que tenha sido criada com puro âmbar do Báltico na boca e não, é claro, com pedras semelhantes ou falsas. Coloque o colar de âmbar na boca do bebê, sempre o segurando com os dedos, para evitar que o bebê engasgue. Deixe-o “mordiscar” como se fosse um mordedor, as pedras de âmbar por um tempo até que o desconforto na boca diminua. O ácido succínico liberado com o calor em contato com essa pedra em particular, consegue dar uma sensação de bem-estar à criança, pois penetra pela boca e age como analgésico.


A dentição torna-se mais suportável também graças ao  efeito calmante do ambar – sabe-se há muito tempo que alivia a tensão nervosa com um efeito positivo no bem-estar geral, por isso pode tornar-se o seu  aliado favorito na luta desigual pelo descanso dorme. Muitas dúvidas sobre este fóssil.

Este fóssil, ainda hoje deixa muitas dúvidas sobre a verdadeira eficácia neste sentido, aliás, são vários os debates que se abriram sobre a verdade ou sobre a ficção das ações benéficas sobre o bebé durante o período de dentição. Na verdade, não há nenhuma evidência científica certa que possa provar a real eficácia e as propriedades reais desta pedra, mas em percentagens muito grandes de crianças, provou ser verdadeiramente eficaz e incrível. 

Muitos não recomendam o uso de colares de âmbar (especialmente pediatras) por medo de que as crianças possam se engasgar e se estrangular ao morder ou segurar partes de âmbar na boca que compõem um possível colar. No entanto, as hipóteses e crenças permanecem em aberto e, portanto, será necessário tentar acreditar, sempre prestando atenção.

A tendência do  uso de âmbar na dentição  também encontra seu nicho. Tudo isso se deve às propriedades do âmbar, que muitas mulheres percebem não apenas como um ornamento, mas também como uma pedra específica da juventude e da saúde. O âmbar de dentição é usado de várias maneiras, na maioria das vezes como:

  • Pulseira de dentição – a criança tem uma pulseira de âmbar no pulso ou no pé e a morde se quiser e se necessário.
  • Colar dentição – é colocado ao redor do pescoço para que, sob a influência do calor, o âmbar libere óleos essenciais calmantes e calmantes.
  • Um colar ou pulseira perto do berço – alguns pais acreditam no poder salutar do âmbar para colocá-lo perto do berço, berço ou pendurar pingentes de âmbar em um carrinho de bebê.
  • Um único grande âmbar para esfregar as gengivas.