A constipação é um problema comum no mundo ocidental e há pessoas que não liberam um “número dois” em vários dias. Quando você está constipado, há fezes no intestino que seu corpo quer sair, mas não pode, o que acontece, entre outras coisas, é que o fluido nas fezes vai recircular no corpo e colocar mais pressão em uma purificação já tensa no sistema.
Não é de admirar que as pessoas se sintam mal quando estão constipadas porque o corpo se transforma em uma estação de lixo ambulante.
Dicas para prevenir a constipação
A melhor coisa é evitar que a constipação se torne um problema. Aqui vai algumas dicas sobre como melhorar isso:
1. Beba bastante água
Se uma pessoa não bebe água suficiente, o corpo tenta reutilizar o líquido que já está no intestino. O corpo então retira o fluido das fezes, o que as torna duras e rígidas, o que dificulta a passagem pelo intestino.
No processo, o fluido contaminado, que na verdade seria enviado para fora do corpo, será reintroduzido na circulação, o que sobrecarrega muito o fígado e o sistema de purificação do corpo em geral.
Comece cada dia bebendo um copo grande de água (pessoalmente, bebo cerca de 800 ml de água antes de fazer qualquer outra coisa). Em seguida, invista em beber entre 2 a 3 litros de água por um dia inteiro, dependendo do seu estilo de vida.
2. Faça uso de óleos essenciais
Com ajuda dos óleos essenciais, tratar a constipação e outros problemas intestinais fica muito mais fácil.
Óleos de hortelã-pimenta, camomila e gengibre são perfeitos para aliviar as dores abdominais enquanto ajudam a aliviar o estresse e ajudar a relaxar na hora de fazer suas necessidades.
Suas propriedades benéficas podem melhorar muitos aspectos da sua saúde, inclusive a do intestino e não devem ser descartados como alternativa quando o assunto é constipação intestinal.
3. Reduza os diuréticos
Evite diuréticos como café, chá preto e álcool. Se você tem o mau hábito de não beber água suficiente, reduz o problema tomando café, por exemplo. Quanto mais café você bebe, mais água você também deve beber.
Algumas pessoas acham que o café (cafeína) pode acionar o estômago, mas essa não é uma solução sustentável. Você deve ser capaz de cuidar do seu estômago mesmo sem a ajuda da cafeína.
4. Coma mais fibras
Coma mais alimentos ricos em fibras, como vegetais, nozes, grumos, lentilhas, frutas secas e sementes.
Mas!
As fibras só funcionam com água. Se você começar a adicionar mais fibra à comida, mas continuar a beber pouca água, você só agravará o problema, pois frutas secas, sementes e afins absorvem a pouca água ali.
Evite também alimentos processados, farinha branca, arroz branco ou outros alimentos com baixo teor de fibras. Os produtos lácteos também são conhecidos por interromper o fluxo, portanto, evite comer isso todos os dias ou equilibre-o com mais fibras.
Uma maneira fácil de aumentar a quantidade de fibra é misturar 1 colher de sopa de casca de fibra com 2,5 dl de água. Beba isso diariamente para manter seu estômago regular.
5. Mova-se todos os dias
Para iniciar os movimentos intestinais, o movimento também é necessário. Faça uma caminhada rápida e balance um pouco mais com os braços para girar um pouco mais a parte superior do corpo, corra ou trote, dobre as pernas, etc. Apenas se certifique de fazer algo diariamente para continuar.
6. Otimize sua posição no assento do vaso sanitário
Se tudo estiver bem com sua digestão e você estiver sentado em uma posição agachada, dificilmente precisará pressionar para obter o esvaziamento completo do intestino.
Coloque um banquinho no vaso sanitário onde você coloca os pés. Você acabará em uma posição agachada, o que facilita a passagem das fezes.