Em 2022 batemos Record no Brasil de pessoas que começaram a abrir e investir no seu próprio negócio, e, em 2023 é estimado que bateremos o recorde de 2022.
A cada ano que se passa as pessoas estão cada vez mais inspiradas por outros empresários de sucesso e estão tomando mais coragem para abrirem seus próprios negócios, sejam eles de tradicional (negocio local e físico) ou de forma mais atual (negocio 100% digital).
Devido a isso, o número de perguntas relacionadas a empreendedorismo e ter um negocio digital não para de crescer e uma das mais buscas no Google Trend ultimamente foi se vale a pena contratar um contador e, devido a isso, decidimos escrever sobre esse tema tão buscado e discutindo na internet ultimamente, portanto, prepare o lápis e papel e confira se vale a pena ou não contratar um escritório de contabilidade.
Realmente vale a pena contratar um contador?
Contratar um contador ou uma empresa de contabilidade para gerenciar suas finanças é sempre uma decisão difícil. A boa notícia é que, se você optar por contratar ajuda profissional, existem diversos escritórios de contabilidade no mercado. Mas vale a pena contratá-los?
Precisamos entender antes em qual nível nossa empresa está, se ela está começando agora ou se já tem alguns anos no mercado, caso contrário a pergunta se realmente vale a pena contratar um contador ficará meio vaga.
É a mesma coisa perguntar se vale a pena contratar uma agencia de marketing digital para o meu negocio, tudo ira depender de quantos anos a empresa está no mercado, se possui capital para investir e etc, mas, como sabemos que vocês gostam da resposta mais simples e objetiva o possível, veja logo abaixo.
A resposta curta é sim: contratar um contador pode ser extremamente benéfico para você e sua empresa. Por exemplo, os especialistas podem ajudá-lo a organizar seus registros financeiros, descomplicar o processo fiscal e ajudá-lo a realizar auditorias internas.
Além disso, esse profissional tem experiência para identificar possíveis áreas de melhoria em sua estrutura financeira e indicar soluções que tragam resultados positivos.
No entanto, fazer contabilidade por conta própria também é uma opção viável. Existem muitos recursos disponíveis no mercado que você pode usar para simplificar esse processo. Esses recursos podem ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro, pois permitem que você gerencie suas finanças de maneira eficiente e rentável.
A melhor solução depende da complexidade das transações financeiras que você realiza e do nível de conhecimento sobre contabilidade, fiscalidade e outros assuntos relacionados.
Em geral, vale mais a pena contratar um profissional se as operações são extensas e complexas. Se forem simples, você pode fazer isso por conta própria. A escolha é sua!
Portanto, se você está em dúvida sobre se vale a pena contratar um contador ou uma empresa de contabilidade, considere suas necessidades financeiras individualmente para tomar a melhor decisão. Se precisar de mais informações sobre isso, não hesite em entrar em contato com um profissional da área!
O que é fato, é que a maioria dos empreendedores de sucesso e empresários renomados possuem sim um contador ou até mesmo um escritório de contabilidade inteiro, afinal de contas, eles não querem se preocupar com essa parte burocrática da empresa e sim focar nas vendas, marketing e expansão do seu negócio.
Ao ponto de vista das pesquisadas realizadas sobre se vale a pena contratar um contador, é que sim, os empresários preferem sem sombra de duvidas terceirizar esse serviço, desde empresários que faturam milhões de reais, até mesmo empresários “medianos” e até os que estão iniciando os seus negócios agora, como sorveterias, hamburguerias, lojas de açaí e até mesmo um Calheiro em ribeirão preto, por exemplo.
O exemplo de Calheiro ribeirão preto é apenas um exemplo, muitos outros ramos de empresários que estão começando também preferem optar por não tomar conta da parte burocrática, cheia de números e palavras que existem em contratos e preferem não ter essa “dor de cabeça” a mais, afinal, um empreendedor no Brasil já tem muitos problemas para resolver.
A grande questão agora é para você, em qual nível sua empresa encontra-se? Ela já tem quantos anos de mercado? É uma empresa que começou agora ou já está alguns anos no mercado? Tudo irá depender do que você precisa, afinal de contas, as vezes o que serve para mim ou para outro leitor não serve para você e vice e versa.
Precisamos entender em “qual ponto” nossa empresa se encontra no momento. É claro que no começo podemos sim tomar conta das nossas contabilidades, mas, chega um certo ponto que já temos vários problemas, funcionários e empresa para tocar e não queremos nem nos incomodar com isso, portanto, defina bem em qual ponto sua empresa está para tomar a melhor decisão.
Vamos ficando por aqui, esperamos que de fato esse artigo tenha te ajudado um pouco a esclarecer a sua dúvida se vale a pena contratar um contador e esperamos que você compartilhe esse artigo com amigos, familiares, vizinhos e contatos do WhatsApp.