Numerologia é pecado?

Há algumas práticas em que os cristões podem ficar com dúvida: será que numerologia é pecado?

Para algumas pessoas, a numerologia não passa de uma superstição. No entanto, se você é um cristão, provavelmente quer saber se é pecado ou não acreditar na numerologia.

Saiba que a adivinhação é uma prática condenada pela Bíblia. Dessa forma, a numerologia é um pecado. No entanto, algumas pessoas tendem a acreditar em uma espécie de “numerologia bíblica”.

Numerologia é pecado?

Essa prática tem a crença de que as mensagens da Bíblia está cheia de códigos numéricos. Muitos autores famosos vendem livros, supostamente desvendando os códigos numéricos da Bíblia.

Tais autores afirmam que os códigos numéricos encontrados podem fazer a previsão de eventos passados e futuros.


No entanto, o fato de Deus ter enviado mensagens através da Bíblia por seus seguidores não dá a liberdade para ninguém de usar suas mensagens de maneira indevida, já que a própria Bíblia confirma que a numerologia é pecado, já que se trata de adivinhação.

Tais códigos revelados pelos autores de livros de confiança duvidosa não têm nenhum significado na Bíblia. Dessa maneira, o ideal é interpretar os números da Bíblia da mesma forma que você interpreta os números no cotidiano, sem nenhuma mensagem especial por trás deles.

No entanto, mesmo na Bíblia é possível encontrar números simbólicos. Isso não quer dizer seguir a “numerologia bíblica”. Não são mensagens ocultas, nem previsões, e sim números claramente colocados nas páginas da Bíblia que representam alguns conceitos.

Há alguns exemplos que podem ser explicativos. Na passagem de Mateus, é afirmado que Deus completou o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou. Por isso, o número sete pode significar algo completo ou o alcance da perfeição.

Ainda mais, dez e múltiplos de dez, segundo a Bíblia, pode significar um número completo, não necessariamente servindo para uma interpretação literal.


Já na passagem de Jacó, doze de seus filhos eram pais de doze das tribos de Israel. Além disso, doze apóstolos seguiram Jesus. Doze é um número completo e significa o povo de Deus.

Alguns livros da Bíblia, principalmente o livro do Apocalipse, tem vários números para representar ideias importantes. Há várias passagens com o número sete no livro do Apocalipse.

No entanto, Deus não aprovou a prática da numerologia. Por isso, a numerologia é pecado.

Dessa forma, você pode ser um cristão a acreditar na numerologia, mas isso vai contra os ensinamentos da Bíblia. No entanto, Deus também presentou você com livre-arbítrio. Isso significa que você pode acreditar na numerologia se quiser. Isso não causará uma punição.

Faz parte dos seres humanos acreditar em rituais de superstições, como simpatias, amuletos, sorte e azar e muito mais. Portanto, mesmo que a crença cristã não apoie certos conceitos, não significa que você precisa não acreditar.


Essa é uma escolha pessoal, usando o livre-arbítrio, que é um direito de todos os seres humanos dado diretamente por Deus. Portanto, você não receberá nenhuma punição por acreditar em numerologia. Além disso, não é só porque está na Bíblia que é um ato condenável, já que a Bíblia possui muitas passagens polêmicas, incentivando a poligamia e o incesto, por exemplo.