Tenerity, especialista em fidelidade lucrativa, levantou as principais dúvidas sobre a estratégia que gerou R$ 10 bilhões de faturamento para o mercado de comércio digital em 2021 no Brasil
Cashback é um termo que vem se tornando muito popular, principalmente, entre os consumidores de e-commerce. Apesar de movimentar mais de R$ 10 bilhões de faturamento em 2021, de acordo com a Cuponomia, site brasileiro que reúne ofertas e cupons de descontos e cashback para compras no e-commerce, a estratégia para fidelizar clientes ainda gera dúvidas sobre sua aplicabilidade e regras.
Por isso, Eduardo Esparza, vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil, multinacional especialista em fidelidade lucrativa, levantou as principais dúvidas dos consumidores e empresas, e desmistificou mitos da prática. Confira abaixo.
Qual a diferença entre cashback e desconto?
“Cashback é uma palavra em inglês, que significa “Dinheiro de Volta”. Sabendo disto, interpreta-se que é um dinheiro que o consumidor recebe de volta ao comprar algum produto ou serviço, posterior ao pagamento integral cobrado pela empresa. Quando o valor do produto ou serviço é reduzido no momento do pagamento, é um desconto”, explica Eduardo.
Quais são os tipos de cashback?
De acordo com Eduardo, o que difere o cashback oferecido por cada empresa é a forma em que ele é devolvido ao consumidor. “São diversos meios de devolver o valor: em uma conta digital ativa em que o banco disponibiliza esse benefício para seus clientes usufruírem; em uma carteira digital do programa de benefícios que oferece o Cashback; no cartão de crédito de acordo com a utilização do consumidor; e por transferência na conta corrente cadastrada pelo consumidor no portal do programa de benefícios, como no Compra & Volta, plataforma utilizada pela Tenerity no Brasil”.
Qual o interesse das empresas ao disponibilizar o cashback?
A resposta é simples: atrair e fidelizar o consumidor. “Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time e Opinion Box, 42% dos consumidores móveis do Brasil consideram o cashback a melhor funcionalidade em um aplicativo. Além disso, uma pesquisa da Global Cashback Report 2020 revela que as promoções de cashback geram um aumento de três a quatro vezes na taxa de conversão e elevam o valor do pedido em 46%”, explica Eduardo.
Quais cuidados o cliente deve tomar com os programas de cashback?
Para todo e qualquer serviço oferecido durante uma compra, principalmente online, é estar ciente de todas as regras que envolvem o benefício. “Quando nos cadastramos em algum programa de cashback, o mais importante é ler os termos e condições que a empresa deve fornecer no passo anterior a se cadastrar, para que você tenha ciência de todas as informações e regras desse programa. Além disso, é muito importante ser muito cauteloso e não gastar mais do que deve somente porque vai receber um valor alto de volta. Faças as contas e veja se comprar determinado produto ou serviço faz sentido para sua situação financeira e se é um bom negócio naquele momento”, aconselha o executivo.
Sobre Tenerity
A Tenerity é líder mundial na criação e gerenciamento de soluções de fidelidade econômicas por meio de tecnologia proprietária, conteúdo inteligente e plataformas modulares. Desenvolve soluções de fidelidade para marcas em todo o mundo que se conectam com os usuários e ajudam a aumentar o tempo de vida de seus consumidores. Com sede em Stamford, Connecticut, EUA, a Tenerity oferece seus serviços a milhões de consumidores, por meio de mais de 2.000 clientes e 1.300 funcionários, em 18 países.