Você já parou para se perguntar quais as diferenças entre o raciocínio de um cérebro que compreende apenas uma língua e aquele que reconhece dois ou mais idiomas?
Um estudo recente realizado pela Universidade de Washington aponta que há vantagens significativas em ter um cérebro bilíngue. É possível desenvolver funções que podem ajudá-lo não somente nos idiomas, mas também em habilidades cognitivas, que são todos os sentidos captados pelos cérebro, como cores, sons, linguagens, entre outros.
Está curioso para descobrir os benefícios de saber mais de uma língua? Então, acompanhe este texto e entenda como estudar inglês pode impactar no seu dia a dia. Boa leitura!
Como funciona o cérebro bilíngue?
Aprender um idioma pode ser um desafio, certo? Levamos anos para falar, memorizar, pronunciar e escrever as palavras corretamente.
No entanto, é possível que você já tenha ouvido falar ou percebido por experiência própria que, ao fazer um curso de inglês, por exemplo, e estudar uma segunda língua, fica mais fácil e rápido desenvolver as habilidades linguísticas. Por exemplo, aprender uma terceira língua, leva menos tempo se comparada com a segunda, certo? Isso tem uma explicação lógica!
Um cérebro bilíngue é capaz de lidar com dois códigos de linguagem – duas falas e escritas distintas –, o que permite que ele tenha mais flexibilidade para realizar diversas funções, tais como: planejar, organizar e memorizar, evitando ações automáticas e impulsivas.
Além disso, o indivíduo bilíngue tem maior facilidade em manter a atenção, gravar mais informações e racionalizar rapidamente. Com isso, são diversos os ganhos ao longo da vida adulta, seja na capacidade de memória, foco, produtividade, entre outros.
5 vantagens de ter um cérebro bilíngue
Agora que você já sabe como funciona um cérebro bilíngue, é hora de entender mais a fundo os seus benefícios. Confira a seguir!
1. Aumentar a concentração
Aprender um segundo idioma requer esforço e concentração, caso contrário você não consegue absorver as informações e, consequentemente, colocá-las em prática. Além disso, a pessoa que sabe mais de uma língua consegue relacionar sons, textos e símbolos a mais de um idioma simultaneamente, o que o treina para ser mais flexível.
Por isso, quanto mais cedo uma pessoa começar a se dedicar aos estudos de um segundo idioma, mais fácil será o aprendizado de outras matérias, uma vez que se estimula a concentração em qualquer que seja a atividade.
2. Prevenir doenças
Um estudo realizado pela professora Ellen Bialystok, da Universidade de York, no Canadá, mostrou que fazer um curso de inglês ou aprender um segundo idioma pode retardar doenças relacionadas à memória, como o Alzheimer. Isso porque o cérebro é colocado em constante desafio e funcionamento para captar novas informações e armazená-las.
3. Melhorar a memória
Como já mencionamos brevemente, um cérebro bilíngue tem mais facilidade para memorizar informações, gerando inúmeros benefícios ao indivíduo, seja nos estudos ou atividades do dia a dia. Esse é mais um fator que reforça os motivos para estudar inglês, não é mesmo?
4. Expandir horizontes
Não é novidade que estudar um novo idioma significa compreender uma cultura distinta daquela em que você está inserido e acostumado. Por isso, fazer um curso de inglês é uma forma de ampliar seus horizontes e conhecer novos costumes, gírias e tradições, o que é muito enriquecedor.
5. Melhorar os relacionamentos interpessoais
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge mostrou que pessoas bilíngues têm mais flexibilidade social, por isso, é mais fácil relacionar-se. Além disso, ao colocar os jovens em um curso de inglês, eles estarão em contato com outras pessoas e exercitarão a comunicação.
Então, depois de descobrir todas essas vantagens, não há dúvidas que é hora de se matricular em um curso de inglês online e se tornar bilíngue, certo? Nunca é tarde para aprender algo novo e começar a usufruir dos benefícios que isso lhe oferece.