Saber encontrar as melhores opções de compras na internet é muito importante. Hoje em dia, podemos fazer muitas coisas de dentro de casa, e uma delas é fazer compras online. Embora as lojas virtuais existam desde o final da década de 90, quando a rede virtual veio ao Brasil, a grande explosão de lojas veio apenas em 2020, quando a pandemia forçou muitos empresários a criarem seus espaços na internet.
Ao mesmo tempo que várias empresas surgiam, clientes vieram as redes sociais para reclamar da falta de preparo de algumas lojas na hora da entrega, desde compra que não foi entregue ainda, produtos que chegaram danificados, dentre outras reclamações. Por isso, é fundamental saber quais são as melhores opções de compras na internet.
E se o problema de suas compras não forem resolvidas entre você e a empresa, não deixe de emitir uma queixa e levar o caso ao PROCON, principalmente se feriu o Código de Defesa do Consumidor.
Além de checar os fóruns e as redes sociais, é importante que o usuário procure sites de reclamação de produtos, para saber se aquela loja soube resolver o problema, ou nos portais de notícia, para verificar se houve algum problema público devido a uma compra que não deu muito certo.
São dicas simples para mostrar quais são as melhores opções de compras na internet, mas necessárias para que não caia em uma cilada. Sem contar que será um bom tutorial para fazer a sua compra segura.
Como encontrar as melhores opções de compras na internet?
O primeiro passo para fazer as melhores opções de compras na internet é saber a reputação da marca como loja virtual, também conhecida pelo termo e-commerce. Além disso, é saber se ele tem canais de reclamação via telefone, e-mail, canal de chat no site ou até mesmo por Direct no Instagram e/ou Facebook.
Caso não tenha solução nesses sites, procure sites que ajudam o consumidor que se sente lesado com a empresa, como o Reclame Aqui. É a partir deste site que muitos utilizam como medida para saber a reputação da empresa e encontrar as melhores opções de compras na internet.
Além disso, você pode utilizar algumas ferramentas para encontrar fornecedores da sua região ou do nicho de negócio que você precisa. Com o Cadastro Empresa, por exemplo, você pode filtrar fornecedores de todo o Brasil para encontrar os mais próximos de você.
Mas agora, vamos te ensinar passo a passo para procurar um site com boa reputação, antes de pegar aquele produto dos seus sonhos.
Escolhendo o site
A escolha do site é a primeira coisa que tem que ser feita. Por mais que vemos ofertas sendo disparadas constantemente, precisamos fazer uma pesquisa antes de finalizar a compra.
Não tenha vergonha de perguntar a conhecidos se já compraram na loja, se apresenta certificado de segurança, comentários na página e todo tipo de informação sobre a sua reputação, pois é de suma importância.
Análise e escolha do produto
Tem uma promoção ou produto que interessa? Procure saber a qualidade, afinal, não adianta reclamar da loja se o produto não for bom.
Por isso, procure entrar em contato com a loja para perguntar sobre preços, qualidade e frete. Geralmente, os sites têm uma seção de perguntas e respostas, ou na página do produto, que precisa trazer todo o detalhamento para você ter todas as dúvidas respondidas.
Fora isso, ainda tem os comentários de outros clientes, que opinaram sobre a compra para poder lhe fornecer mais segurança na hora de comprar.
Além disso, o site tem que descrever todas as informações necessárias e criar opções para personalizar o seu produto (escolha de tamanho e cor), se este precisar
O que é o cadastro dos sites de compras?
Antes de fazer qualquer compra, você precisa fazer o cadastro, informar o e-mail, criar uma senha e coletar as informações para dizer a forma de pagamento, se quer receber informações após a compra e o endereço de onde será a entrega.
Entretanto, não são todas as informações que precisam ser ditas, por isso, tenha muito cuidado ao fornecer seus dados.
Quais informações são requisitadas?
Os dados que uma loja virtual for pedir acontecerá somente uma vez, quando você vai comprar na loja pela primeira vez.
Os dados solicitados normalmente são: nome; nome social (se tiver); gênero; e-mail; senha e CPF. Nunca irão pedir a conta bancária, dado que os pagamentos não exigem este dado.
Se já tiver um cadastro confirmado, o comprador só precisa digitar o e-mail e a senha cadastrado para efetuar a compra.
Como ter as melhores opções de compras na internet de forma segura?
Um site seguro é aquele que segue as normas de segurança, segue a risca a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tem um carregamento rápido, bom layout e tem uma atuação nos mais diversos canais de comunicação da internet, como redes sociais, displays no Google e Facebook, e também propaganda em mídias offline, tipo comerciais de televisão e outdoors.
A seguir, vamos orientar como saber se aquele site de e-commerce é confiável, para você não ter seus dados expostos para golpes criminosos.
O registro do e-mail, no entanto, é de suma importância, pois é lá que traz as principais informações sobre a confirmação do pagamento, código de rastreamento e entre outros assuntos. Sempre procure prestar atenção na sua caixa de entrada ao realizar uma compra.
Site confiável
Uma das formas de saber se o site é confiável é através da quantidade de certificados que ele tem. Geralmente eles ficam expostos na parte inferior da página.
Como saber a segurança do site?
Uma das formas de saber se o site é confiável, ou seja, livre de invasores, é através do certificado SSL, que é um selo que a página recebe para garantir que nenhum dado será vazado ou usado para meios criminosos.
Por isso, toda URL de um site que tiver ao seu lado o cadeado com um símbolo mais o nome “https” mostra que é uma página confiável.
Canais de atendimento
Geralmente, as lojas virtuais responsáveis trazem canais de atendimento, que podem ser por chat, e-mail, WhatsApp, mensagens diretas via Instagram ou Facebook, ou até em páginas de avaliação.
Esses canais ajudam a marcar a ficar próxima do consumidor e a ter mais opção para que o seu problema seja resolvido.
Reputação do site
A reputação do site é simplesmente a fama que ele tem diante da comunidade. Procure saber de amigos, colegas de trabalho ou familiares se já realizaram alguma compra no site, a sua experiência e como solucionar.
Além disso, procure comentários nas redes sociais, principalmente em grupos de pessoas que fazem compras em loja virtual, ou procure sites como o Reclame Aqui, para saber se as reclamações podem implicar numa possível experiência ruim com a empresa que vende o produto de interesse.
Desconfie de promoções de preços muito baixo
Se você perceber que os preços estão muito abaixo do esperado, provavelmente a loja não tem boa reputação, logo, você deve ir à procura de melhores opções de compras.
Cuidado com senha do cartão de crédito
Durante a compra, nenhuma loja virtual que tenha políticas ou regras bem definidas pedirá o número da sua conta e muito menos a senha do cartão. Por isso, não forneça mais que os dados obrigatórios.
Não comprar de computadores público
Se você faz uma compra na internet pelos computadores da escola, bibliotecas, centros comunitários ou qualquer computador público, pare agora mesmo.
Fornecer informações pessoais nestes computadores é se sujeitar a outras pessoas roubarem seus dados e cometerem crimes virtuais. Sem contar que muitas máquinas estão com vírus, o que torna ainda mais provável o vazamento de suas informações
Atualização de antivírus do terminal da compra
Procure ter um antivírus em casa, para que os dados do seu computador estejam protegidos de invasores, hackers ou que as peças não sejam danificadas por meio do vírus. Sem contar que o antivírus formará uma barreira protetora contra uma invasão.
Quais são os produtos mais vendidos na internet? Maior chance de ter promoções
Existem várias opções para se comprar na internet. Hoje, inclusive, é possível fazer compras no supermercado com as lojas virtuais.
Mas, em sua maioria, as pessoas procuram comprar mais produtos varejistas, como livros, perfumes, eletrodomésticos e entre outros.
Além da praticidade em comprar no virtual, o outro motivo para que as pessoas queiram comprar nas lojas online são as promoções e os preços mais em conta. A seguir, alguns exemplos de produtos que são os mais vendidos nas compras de internet.
Saúde, Perfumaria e Cosméticos
De acordo com dados da Ebit, 17,8% dos produtos mais vendidos são itens de perfumaria, cosmético e saúde.
Base, pincéis de maquiagem e entre outros acessórios relacionados a beleza, saúde e bem-estar estão na lista dos que são mais vendidos nas e-commerces.
Moda e Acessórios
Em segundo lugar está moda e acessórios. Com o crescimento de lojas de departamento virtuais, como a Shein, a venda de roupas cresceu bastante, principalmente por atender um público que não tinha acesso a roupas consideradas fashionistas e com um preço bem mais em conta.
Muitas peças trouxeram a democratização da moda, o que fez com que roupas que eram bastante caras ficassem com um preço bem mais em conta. Além disso, o sistema de devolução e troca trouxe uma melhor reputação, o que tornou as lojas de roupas uma das melhores opções de compras na internet.
Casa e Decoração
Com as pessoas cada vez mais em casa, muitos pensaram em personalizar melhor esse ambiente, tanto na parte interna quanto na parte externa.
Como resultado, foi o terceiro item mais vendido nas lojas virtuais. Quadros, vasos, sofás, camas e outras modas que deixam a casa mais bonita fez com que as pessoas se tivessem mais interesses.
Eletrodomésticos
Já o quarto item mais procurado são os eletrodomésticos, que representam 10,6% das compras dos clientes.
São geladeiras, fogões, air fryers, fogões e micro-ondas comprados principalmente por conta do preço mais em conta e pelo direito de personalizar, diferente das lojas físicas.
Esporte e Lazer
É crescente o número de pessoas que aderem à prática do esporte em casa, seja por aulas de ensino à distância ou de tutoriais rápidos no YouTube.
Como resultado, as pessoas estão mais interessada em respirar, ter ânimo e trazer bem-estar dentro de casa.
Por isso, houve um aumento no número de pessoas que compram tênis para praticar na esteira, corda para pular, colchão para a prática de yoga, dentre outros. Essa procura representa 7,1% das compras feitas online.
Agora que você sabe as melhores opções de compras na internet, basta ficar atento a essas dicas para você realizar a sua compra de maneira segura para o seu dinheiro e suas informações pessoais.