A geladeira tem centenas de anos, onde a praticidade de ter alimentos armazenados por muito mais tempo faz parte da rotina de todas as pessoas, principalmente em um país quente como o Brasil.
São muitas tecnologias empregadas na fabricação das geladeiras, desde itens específicos, como o porta latas, até sistemas inteligentes que transformam as rotinas, como é o caso do frost free. Você já sabe que ele não junta gelo, mas ainda não conhece sobre suas curiosidades, desvende o frost free:
Multiuso
Além das residências, o sistema frost free também é usado em outros locais e para itens que não sejam alimentícios, como em laboratórios e indústrias, devido a sua maestria em gelar rapidamente e sem o acúmulo de gelo. Os primeiros locais a fazerem uso do sistema foram as grandes indústrias, e somente depois as casas puderam contar com os exemplares compactos com o frost free.
Surgimento
A primeira geladeira comercial foi confeccionada em 1856, mas só chegou às residências em 1913. Até o ano de 1983, as pessoas sofriam com o degelo para a limpeza do freezer, pois foi neste período que a geladeira frost free foi desenvolvida.
Também elimina odores
O gelo nas paredes do congelador também carrega sujidades pertinentes aos alimentos e o mantém sempre presente, até que ocorra o degelo e a limpeza. Na geladeira frost free o cheiro ruim é eliminado, uma vez que não junta os resquícios com o gelo e pode ser limpa a qualquer momento sem fazer degelo.
Nomes variados
A geladeira frost free também pode ser chamada de no-frost ou auto-defrost, pois todos os nomes designam o equipamento que não precisa degelar.
Mais espaço
A ausência do gelo na parede da geladeira frost free permite que mais itens sejam armazenados, deixando o espaço maior para colocar carnes e outros preparos e conservá-los por muito mais tempo.
Abolição do CFC
Décadas depois da invenção do sistema frost free, o uso o CFC, clorofluorcarbono, foi indagado. Atualmente a eficiência é a mesma, mas com outros químicos que não prejudicam o ambiente de maneira tão agressiva. O seu uso ficou muito mais seguro depois dessa decisão.
Pioneirismo e melhora da tecnologia
No Brasil, houveram marcas pioneiras em geladeira frost free, como a Brastemp que foi a primeira a usar o sistema em sua fabricação. Mas empresas como a Consul intensificaram as pesquisas e melhoraram os resultados em geladeira frost free com o passar dos anos.
Valor da geladeira frost free
Apesar de ser uma tecnologia com décadas de existência, a geladeira frost free ainda possui um custo elevado de produção, algo que reflete na compra, por isso é mais cara que os demais modelos com necessidade de degelo.
As curiosidades citadas só mostram ainda mais como o frost free foi uma criação incrível para todos e promoveu uma mudança drástica na cozinha, eliminando horas de trabalho. Só quem passou muito tempo esperando o gelo derreter para tomar o refrigerante fresco e tirar a carne do churrasco, sabe o quanto a invenção foi revolucionária.