Cuidados com os pés: removendo e evitando calos

Cuidados com o pé: Remova e evite calos. Nossos pés desempenham um papel importante em nossas vidas. Quando corremos os pés suportam 4 vezes o peso do corpo, além de ser a parte do corpo com mais terminações nervosas. 

Calçados incorretos podem levar à formação excessiva de calos com consequências desagradáveis, como inflamação dolorosa. Cerca de 70% da população sofre de problemas nos pés como esses.

O que exatamente é calos e por que ela se forma?

A calos forma principalmente onde a pele esteja sujeita a estresse permanente. A pressão leva a mudanças nas camadas superiores da pele, como resultado da qual as células saudáveis da pele se convertem nas células mortas. A partir disso, o termo calos é derivado. Ele se forma principalmente nas mãos e pés. Particularmente afetados são:

  • As palmas das mãos,
  • As solas dos pés e
  • Os topos dos dedos dos dedos.

O uso de calçados femininos incorretos podem colocar muita pressão em certas áreas da pele nos dedos dos pés e causar formação excessiva de calos. Além dos pés, o interior das mãos também são frequentemente afetados, geralmente no início dos dedos ou na área das articulações dos dedos.

Por que os calos devem ser evitados?

A formação calos é um mecanismo de proteção completamente natural do corpo e de forma alguma um sinal de falta de higiene. No entanto, calos podem se tornar desconfortáveis e dolorosos e, em última análise, também causa inflamação e outros danos à saúde. 


A formação excessiva da calos deve ser evitada não apenas por razões puramente cosméticas, mas também para manter os pés e mãos saudáveis. Já existentes, as camadas de calos grossas devem ser removidas de forma segura, por isso é recomendado ir a um podólogo, ele irá analisar a condição dos pés e saberá a melhor maneira de removê-los e também dará dicas de como evitar que voltem. 

Como remover os calos você mesmo?

Para se livrar de calos, escalda-pés são aconselháveis. Você adiciona um pouco de sal de mesa ou sal marinho morto à água. Isso limpa e tem um efeito germicidal. Um banho de sal também traz umidade para a pele. Se a pele estiver propensa ao ressecamento, um banho de óleo com ureia é a escolha ideal. 

Um banho de pé não deve durar mais do que quinze minutos. Diabéticos devem pegar a toalha depois de cinco a dez minutos no máximo. Após o banho de pé, o calos deve ser removido com uma pedra-pome. 

No entanto, requer tanto para remover a quantidade certa de calos. Deve ser removido tanto que a pele se sente móvel e não causa dor. Por fim, cuide dos pés com um creme hidratante. 

É particularmente eficaz aplicar um creme rico em uréia em seguida, coloque meias de algodão, assim potencializa o efeito da hidratação. É recomendado fazer esse processo durante a noite, pois assim, seus pés conseguem descansar bem e serem renovados no outro dia.