Saber como contratar a melhor consultoria em SEO é vital para crescer na internet. O Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é um mecanismo de otimização de busca para que seu site ou produto sejam o melhor resultado na hora da busca na internet realizada pelos seus clientes.
Ou seja, o seu site ganha mais visitas, taxas de conversões maiores e os mecanismos de busca acabam por melhorar a posição do seu site — em especial, o Google.
Em uma consultoria com SEO serão analisados os resultados alcançados pela sua empresa até então, quais erros foram cometidos e sugerir as melhorias que podem ser feitas para a sua empresa alavancar nas vendas e colocá-la ainda mais em evidência.
Como analisar a melhor consultoria em SEO para seu negócio?
Para ter a melhor consultoria em SEO é importante que uma agência de SEO seja procurada, principalmente ao ter em vista a qualidade dos serviços ofertados por ela.
É imprescindível que o histórico da agência, e a sua reputação nas mídias sociais, sejam avaliados, além de pedir referências de outros clientes para verificar se estão satisfeitos com os resultados.
Checar os trabalhos realizados anteriormente também é essencial, pois assim surgirá uma melhor noção do nível do serviço da agência.
Tenha seus principais objetivos bem traçados antes de contratar o serviço para que o profissional — o qual, inclusive, você precisa confiar — saiba melhor o que você precisa para otimizar o seu SEO.
O que é e como funciona a consultoria em SEO?
Uma consultoria SEO é, basicamente, uma análise do SEO em vigor e quais sãos os prováveis problemas presentes, que impedem resultados mais eficientes na hora da busca pelo seu site, página da internet, perfil em redes sociais ou simplesmente a sua marca. O consultor trabalhará em etapas para garantir o melhor resultado possível.
A principal diferença entre uma consulta de marketing e uma consultoria de SEO é o foco de cada uma. O marketing irá, também, promover o seu site e otimizá-lo, mas o seu foco é muito mais amplo e problemas presentes na otimização online podem passar batidos.
Já a consultoria SEO abrange o marketing, mas foca especialmente na otimização do seu site no que diz respeito a melhorar o tráfego da sua empresa.
Quais são as etapas da consultoria em SEO?
Como dito anteriormente, a consultoria SEO ocorre em etapas, onde cada uma representa parte do processo, confira:
Desempenho atual do SEO
O primeiro passo em uma consultoria SEO é a análise do SEO atual. Nem sempre é necessário reformulá-lo completamente, mas para poder solucionar o problema é necessário saber quais são as dificuldades e problemas que já são enfrentados.
Analisar a concorrência
ter a melhor consultoria em SEO também envolve colocar a sua concorrência dentro da análise. É importante que o consultor saiba quem são os seus concorrentes, as estratégias utilizadas por eles e saiba encontrar as soluções para colocar a sua empresa na frente.
Às vezes o produto da concorrência não tem o que é necessário para bater de frente com a sua marca, mas por ter um SEO bem feito é possível que ela esteja à sua frente.
Estratégias implementadas
Após compreender como o seu SEO funciona, será necessário pensar em estratégias que possam otimizá-lo. É aí, então, que são feitas as estratégias para substituir as que não estão dando certo e trazer novas soluções que podem melhorar ainda mais a sua marca.
Conteúdo otimizado
Uma vez que a consultoria SEO é realizada, também pode ser contratado o serviço de conteúdo otimizado — dentro, claro, das novas estratégias propostas pela consultoria. Outra alternativa é reunir um grupo de redatores, e treiná-los nas estratégias mais eficientes determinadas pela consultoria SEO.
A consultoria irá definir os materiais que serão mais úteis para o seu site nos formatos adequados, traçará estratégias de link building, além de promover palavras-chave relevantes.
Quais os benefícios da consultoria com agência de SEO especializada?
Com uma clientela cada vez mais bem informada e, por consequência, mais exigente é necessário saber utilizar o SEO de maneira correta para conquistar esses consumidores em especial. A consultoria SEO oferece alguns benefícios para quem a contrata e otimiza o próprio SEO.
Encontrar produtos ou serviços de maneira mais fácil
Já que um dos principais objetivos de um SEO bem feito é atingir os melhores resultados nos mecanismos de busca, uma das principais vantagens da consultoria é alcançar um melhor posicionamento nas páginas de busca do Google, por exemplo.
Maior tempo de permanência no site
Com melhores resultados e um conteúdo otimizado, é possível que após encontrarem a sua empresa nas buscas os usuários passem mais tempo no site, aumentando a relevância daquele produto ou serviço para ele.
Custo-benefício
Apesar de uma consultoria de marketing poder, sim, alavancar os seus negócios o seu foco é muito mais amplo do que os resultados de pesquisas realizadas em mecanismos de busca. Com a consultoria SEO é possível alavancar o marketing e os resultados de busca de uma só vez!
Maior produtividade
Após uma consultoria, com as soluções já traçadas, se torna muito mais fácil traçar estratégias eficientes para evitar o desperdício de tempo.