Se tem uma coisa que os brasileiros adoram é o carro. Nosso orgulho nas quatro rodas merece todo amor e atenção e quando o assunto é manutenção queremos o melhor. O que você deve prestar atenção na manutenção do seu carro? É possível economizar em manutenção ou é melhor não? Veja nossas dicas:
A frequência com que você deve realizar a manutenção não depende apenas do número de quilômetros, mas principalmente do tipo de carro. Um clássico é mais sensível à manutenção do que um novo do showroom. É melhor dar ao seu carro uma revisão anual, para garantir que tudo irá ficar em boas condições.
Todo carro tem um cronograma de manutenção, do fabricante, que indica o que precisa ser feito e quando. Portanto, quando um filtro de ar, fluido de freio, filtro de combustível ou velas de ignição precisam ser substituídos, é possível ver no manual para não se perder nas datas.
Faça você mesmo algumas verificações
Uma verificação simples que você mesmo pode realizar é, por exemplo, ficar de olho na pressão dos pneus e na iluminação. Se você dirigir com uma pressão de pneu muito baixa, seus pneus não apenas se desgastam mais rápido, mas também consomem mais combustível, além de ser perigoso para a segurança de todos.
Verifique também o nível do óleo e o nível do líquido de arrefecimento regularmente. Níveis muito baixos podem causar sérios danos ao motor. O que você não deve fazer como amador: o escapamento, a bateria, e o ar condicionado. Leve sempre em um profissional qualificado para realizar essas verificações.
Use peças de segunda mão
As peças precisam ser substituídas e você mesmo faz isso? Então, muitas vezes também pode comprá-los em segunda mão. Isso vai lhe poupar muito dinheiro. Claro, certifique-se de usar uma boa peça, caso contrário, ela terá que ser substituída novamente.
Além de peças de segunda mão, você também pode optar por peças sem marca. Está trabalhando na restauração de um carro clássico ? Então há uma boa chance de você mudar para segunda mão de qualquer maneira. Embora essas peças possam não ser tão baratas.
Escolha bem o especialista
Leve seu carro sempre em profissionais que você confia. Especialistas na área. Quando levamos o carro em qualquer mecânico, pode ser que tenhamos mais problemas no futuro para resolver. Então, às vezes vale a pena gastar um pouco mais, mas garantir um serviço bem feito.
Evite custos inesperados
Para evitar surpresas inesperadas, é bom perguntar imediatamente quanto vai custar tudo, e dessa forma já programar-se, ou fazer orçamentos em mais de um lugar de sua confiança.
Ser cauteloso economiza manutenção
Seja cauteloso, dirija sempre com cuidado, para preservar a segurança das pessoas mas também para economizar. Quando andamos muito rápido, a tendência é o carro não durar tanto, principalmente freios, pneus e motor. Além disso, quando estamos rápido não ficamos tão cuidadosos em relação à lataria, o que pode resultar em alguns arranhões e consequentemente, gastos extras.
Esteja com o seguro em dia
O seguro do automóvel é indispensável nos dias de hoje. Escolha uma boa associação de seguro veicular e sinta-se mais seguro em qualquer lugar onde estiver.