Educação infantil: período escolar influencia diretamente no desenvolvimento global da criança

Momento engloba fase entre 2 e 5 anos de idade. Atividades e rotinas lúdicas oferecidas pela escola contribuem para crescimento físico, psicológico, cognitivo e social. Colégio Simbios Young traz série de diferenciais especialmente pensados para os pequenos
Muito além de uma solução para os pais que trabalham e não conseguem cuidar dos filhos em algum período do dia, a Educação Infantil é um importante meio de desenvolvimento pessoal e social da criança, aprimorando suas habilidades cognitivas, sociais e motoras. É nesse início de vida escolar que os pequenos entre 2 e 5 anos fazem os seus primeiros ensaios da vida em sociedade e daquilo que virão a ser futuramente. De acordo com o Censo Escolar 2022, este ano Goiás registrou 255.108 matrículas na Educação Infantil, um aumento de quase 10% em relação ao ano passado.

“Cada dia mais os pais dão o valor que esse momento merece, valorizando esse período fundamental para a formação dos pequenos, que tem total impacto na fase adulta. Afinal, é nessa etapa que elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento”, avalia a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Simbios Young, Luma Santos.

Garantir o desenvolvimento dessas habilidades passa por um planejamento de atividades lúdicas de acordo com cada fase da Educação Infantil, que se divide em: Maternal (2 anos a 2 anos e 11 meses); Infantil (3 anos a 3 anos e 11 meses); Pré I (4 anos a 4 anos e 11 meses) e Pré II (5 anos a 5 anos e 11 meses). Luma explica que é necessário que as aprendizagens perpassem pelas habilidades artísticas, corporais, visuais, matemáticas e da linguagem.

“Além disso, estimula-se a criatividade, a construção da autonomia, o desenvolvimento da afetividade e valores como a empatia, o respeito, a preservação ambiental etc. Tudo isso respeitando os direitos fundamentais da criança garantidos pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se”, acrescenta.

Dia a dia

Diante disso, no Simbios, a rotina das crianças da Educação Infantil é preenchida por atividades que buscam um desenvolvimento integral, dentre as quais aulas de expressão corporal, arte, inglês, psicomotricidade, culinária divertida, musicalização, contação de histórias, entre outras. “De acordo com a neurociência, nessa fase, as crianças têm uma grande plasticidade, ou seja, o cérebro é capaz de realizar mais conexões neuronais e são essas conexões que vão formar a base das estruturas que dão sustentação à aprendizagem ao longo da vida”, ressalta a coordenadora.


Na prática, o resultado envolve aprendizados, como os primeiros sinais de independência, que vão de usar o banheiro sozinho a amarrar o cadarço sem ajuda. Acrescenta-se a isso o desenvolvimento de hábitos saudáveis, como lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes e praticar atividades físicas, além de conhecer desde cedo a importância de uma alimentação com a presença de frutas, legumes e hortaliças. “Essas conquistas tendem a subir degrau por degrau, passando pela habilidade de se comunicar e expressar desejos e sentimentos”, avalia Luma.

Sobre o Simbios
Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação e o material Laboratório Inteligência de Vida, para o Ensino Fundamental, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência emocional a partir da criação de pilares socioemocionais.