Veja porque boas risadas podem deixar seu estado de espírito em alta

Não existe nenhum mistério, quando sorrimos, automaticamente nos sentimos melhor, mais relaxados e menos estressados, segundo pesquisas de Cursos Online. Um sorriso por dentro e por fora é um antídoto para o estresse, a dor e o conflito que surgem em nossas mentes todos os dias. Sorria para si mesmo e para o mundo, para si mesmo e para os outros, para equilibrar sua mente e seu corpo e perceber que a vida é breve.

Com o tempo, aos poucos as pessoas estão perdendo o hábito de rir com facilidade, o tipo de riso que vem com a partilha de um belo momento presente, com a compreensão de que tudo acontece em seu próprio tempo, que é curto, fugaz, levemente, sendo um suspiro momentâneo de alívio.

No entanto, o sorriso está sempre lá, gratuito e disponível para que possamos desfrutar de seus benefícios gratuitamente a qualquer momento. Abaixo, você pode ver os principais benefícios para sua saúde de ter mais sorriso no rosto em suas atividades diárias.

Sorrir libera substâncias químicas ligadas à felicidade

Tudo sempre vai começar com a liberação de endorfina. Mesmo com um sorriso falso, movimentos do rosto, ossos e nervos podem causar a liberação dessa substância química associada à saúde física.

As endorfinas promovem um sentimento geral positivo que afeta totalmente a sua saúde mental e física.


O sorriso fortalece o sistema imunológico

As endorfinas liberadas quando você sorri vai estimular o sistema imunológico, reduzindo assim o estresse e aumentando o número de células que combatem a infecção. Este movimento vai melhorar a sua resistência a diversas doenças.

Sorrir alivia a tensão 

Uma boa risada vai aliviar a tensão e o estresse do seu corpo, permitindo que seus músculos relaxem após 45 minutos. Para aqueles que sofrem de dor crônica, as endorfinas liberadas pelo sorriso são uma ótima maneira de controlar a dor e aliviar a tensão em todo o corpo.

Sorrir reduz a ansiedade e o medo

Podemos destacar que o mesmo processo que libera endorfinas quando você sorri também reduz o hormônio cortisol. Ele será o principal hormônio responsável pelas emoções negativas, como, por exemplo: ansiedade, estresse e medo. Além disso, quem vive sempre de bom humor consegue enxergar diversas situações de risco com uma outra perspectiva, encarando cada questão de forma mais realista e menos ameaçadora.

Compartilhar um sorriso cria uma relação de confiança

Vários estudos provaram que quando você sorri, automaticamente desenvolve mais empatia e confiança com as pessoas que estão ao seu redor.

Seja um estranho ou alguém muito próximo, é muito mais fácil se identificar com essas pessoas com um sorriso no rosto.


Resolver conflitos

No trabalho, em casa, na escola: onde quer que esteja, o riso ajuda a resolver os conflitos rígidos, pesados ​​e invariáveis ​​do passado. A qualidade solta e efêmera de um sorriso nos ajuda a ver a vida de uma forma mais leve. Encare todos os fatos de forma crua, sem se permitir sucumbir completamente aos desvios de seu pensamento. Também somos mais resilientes quando sorrimos.

Sorrir atrai mais pessoas

Segundo pesquisas de Cursos Online, as pessoas que sorriem são mais atraentes. Tente esta experiência: saia sem sorrir para ninguém por um dia e depois sorria para todos que encontrar. É provável que seu sorriso seja contagioso e crie uma experiência incomum.

Sorrir inspira comportamento positivo

Podemos destacar que todas as nossas ações sempre vão trazer algum resultado. A maneira como enfrentamos cada situação que surge em nosso caminho é essencial para determinar todas as consequências de nossas ações. Quando realizamos tarefas com um sorriso, inspiramos sempre os melhores sentimentos e comportamentos com as demais pessoas.

Um sorriso interior é o melhor remédio para a alma

Em vez de reagir a todas as situações, por que não agir com um sorriso? Não brinque, culpe a si mesmo, culpe os outros, estresse demais, lute, sofra, o que acontece se você experimentar um sorriso no meio do caos interno e externo? Você nem precisa sorrir de uma maneira física óbvia. Um sorriso interior é suficiente para aliviar os problemas da mente.

Quando não focamos na visão óbvia, podemos ver toda uma fluidez, mais possibilidades, caminhos de ação abertos, um sorriso no rosto e um brilho nos olhos.


Uma compreensão clara dessa mente desinibida é uma das melhores maneiras de lidar com os problemas que levam à doença mental.

O riso treina o cérebro

Sorrir pode diminuir a intensidade e as cargas negativas que são trazidas com a tristeza, sorrir relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e permite que os músculos relaxem por até 45 minutos.

O riso é fundamental para a saúde mental, ele libera serotonina e endorfinas, substâncias que podem levar à felicidade, prazer e sentimentos de felicidade, reduzindo o risco de distúrbios psicossomáticos, como, por exemplo, ansiedade, depressão e estresse.

Risadas fazem bem ao coração

Uma boa risada também contribui para o bom funcionamento do coração. Quando você sorri, seu fluxo sanguíneo aumenta, ajudando a controlar a pressão arterial e prevenindo assim ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.

Rir é o melhor remédio

Para tornar o riso possível, o corpo humano pode mover até 80 músculos. Além do rosto, o riso afeta o cérebro, a garganta, o coração, o peito, as pernas e os pés. Essa forma incrível de expressar a felicidade tem efeitos terapêuticos, além de retardar o aparecimento de rugas causadas pelo envelhecimento.


O riso tem grandes efeitos para a saúde, ele proporciona: redução do estresse, aumento da queima de calorias, melhora as noites de sono, fortalece o abdômen, melhora a respiração, circulação e a digestão, melhora o sistema imunológico e estimula a criatividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.