“O caminho de sustentabilidade não tem volta”, diz Alexandre Herchcovitch em talk na Febratex

Estilista participou da maior feira têxtil das Américas, em Blumenau (SC), a convite da Audaces, multinacional brasileira com quem firmou recente parceria

A tecnologia é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da sustentabilidade, “um caminho que não tem volta”, disse o estilista Alexandre Herchcovitch no talk “Inovação e Criação de Moda 5.0”, nesta sexta-feira (26), na Febratex, maior feira das Américas para a indústria têxtil, iniciada na última terça-feira (23), no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). O estilista participou do evento a convite da Audaces, multinacional brasileira que é líder na América Latina e referência mundial em soluções tecnológicas para o mercado da moda, com quem firmou recentemente uma parceria de cinco anos.

“Os estilistas só ganham com a tecnologia, pois têm mais tempo para se dedicar à criatividade, às vezes só apertando um botão. E só com boas ideias o trabalho evolui, potencializando o dom de fazer”, avaliou Herchcovitch no evento destinado a convidados e conduzido por Matheus Fagundes, Diretor de Marketing e Vendas da Audaces. “Depois de 30 anos fazendo modelagem no papel, vou realizar meu grande sonho de fazer no computador. Estou ansioso para começar, pois não vejo como algo limitador. Ao contrário, a tecnologia expande e se soma à nossa experiência”, argumentou.

Na parceria com a Audaces, Herchcovitch, um dos principais nomes da moda no país e com reconhecimento internacional, realiza uma consultoria de criação na área de pesquisa e desenvolvimento de software, com acesso a novidades, pré-lançamentos e a licenças para trabalhar com o Audaces360. “Vou mostrar o lado do criador, para aperfeiçoar e desenvolver ainda mais o software”, observou. O estilista atua ainda como porta-voz nas redes sociais nacionais e internacionais da empresa, com ênfase para o mercado europeu, além de participar de eventos digitais e presenciais. Atualmente, Herchcovitch trabalha como designer e diretor de novos negócios das marcas À LA GARÇONNE e ÀLG.

SUSTENTABILIDADE E METAVERSO

Para Herchcovitch, a responsabilidade pelo destino final da roupa após virar lixo deve ser dividida entre quem compra e quem fabrica. “Muitas empresas já estão recolhendo essa roupa”, lembrou. Outro aspecto da sustentabilidade é com relação às aparas de tecidos na confecção, que podem ser evitadas com as novas tecnologias.


Nesse caminho está o uso do Metaverso, um dos principais destaques da Audaces na Febratex. Os visitantes puderam ver como funciona essa verdadeira revolução em todo o processo de criação e produção na indústria da moda. As peças são vistas em manequins que são avatares tridimensionais, para que todos os ajustes sejam efetuados antes da confecção em tecido, até com a possibilidade de desfiles virtuais. Para se ter uma ideia, uma peça piloto, feita da forma tradicional, custa 10 vezes mais do que aquela colocada à venda no mercado. “Com esse processo feito virtualmente, há uma grande economia de tempo e tecido, inclusive com impacto na sustentabilidade, que é um dos focos da Audaces”, explicou Ricardo Ramos Queiroz, diretor de P&D da empresa, que apoia as confecções na digitalização de processos e produtos através de novas tecnologias de 3D, 4D, PLM Digital e inteligência na gestão da sala de corte.

INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE

“Os avanços tecnológicos atendem as necessidades das pessoas, inclusive para termos mais tempo para nós mesmos, com mais saúde mental e física para continuarmos criando”, destacou Herchcovitch. A multissolução Audaces360, por exemplo, é a única plataforma tecnológica no mercado para criação 4.0 na indústria da moda, com inovações que vão dos softwares à sala de corte inteligente e automatizada, proporcionando uma completa fusão entre o digital e o físico, para produzir mais, em menos tempo e com custos menores.

O pacote de softwares Audaces360 aumenta a eficiência operacional das empresas e alavanca resultados, com impacto positivo no ecossistema da moda. Há cases que mostram uma economia no uso de tecido entre 20% a 30%. Já o crescimento da produção atingiu índices entre 50% a 300% para alguns clientes. Os planos de assinatura são customizados conforme as necessidades e características de cada confecção, das pequenas às grandes.

Com 30 anos completados em 2022, a Audaces tem seus produtos em mais de 70 países e um portfólio superior a 15 mil clientes. Suas três unidades estão localizadas em Florianópolis e Palhoça (Santa Catarina), e em Rovereto, na região de Trento (Itália)