Dicas para cuidar da saúde e bem-estar dos vestibulandos

Respeito à diversidade alimentar dos estudantes, combate ao estresse por meio do esporte e reflexões sobre saúde mental são prioridade no Colégio Simbios durante todo o ano

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 acontece em menos de um mês, nos dias 13 e 20 de novembro, e, para que tudo corra bem, a saúde física e mental dos vestibulandos é tão importante quanto um conteúdo na ponta da língua. Ações voltadas ao respeito à diversidade alimentar dos estudantes, incentivo ao esporte e reflexões sobre o bem-estar mental fazem parte da rotina dos alunos do Colégio Simbios no preparo para o processo seletivo. O objetivo é o sucesso assim como os 107 que foram aprovados no último SiSU, sendo mais de 20 para Medicina.

Uma das iniciativas são geladeiras e micro-ondas instalados nas dependências do colégio à disposição dos estudantes que preferem levar a própria comida, seja por alguma restrição alimentar ou para não precisarem sair da escola para almoçar, por exemplo. Assim, podem permanecer na instituição no período da manhã para as aulas e à tarde para outras atividades de estudo. Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Hellen Lobo, os pais elogiam bastante a ação, que foi implantada em 2017.

“A rotina de estudos do vestibulando é muito cansativa. São várias horas seguidas de estudo, com conteúdos densos e isso pode afetar diretamente a alimentação. Então, pela manhã oferecemos dois intervalos para que os alunos se alimentem e à tarde temos uma pausa para o lanche. Sem dúvida, adotar uma rotina de alimentação saudável possibilita um melhor aproveitamento do dia. O aluno se sente mais disposto, concentrado, além de todos os outros benefícios que uma alimentação equilibrada pode trazer”, considera Hellen.

Aliada a uma alimentação saudável, a prática esportiva também é incentivada na escola, seja nas aulas de Educação Física ou em eventos como os Jogos Internos, que envolvem diversas modalidades. Além de aliviar o estresse, prevenir dores e garantir mais disposição, ter o esporte na rotina do vestibulando ajuda no controle da ansiedade, tão presente nesse momento da vida do jovem.


“Em atividades como as competições esportivas, os alunos precisam colocar em prática competências socioemocionais para lidarem com as frustrações que o perder causa, bem como as alegrias da vitória, além de vivenciarem o trabalho em equipe, aprendendo a administrar suas emoções”, completa a coordenadora.

Geladeiras e micro-ondas estão à disposição dos alunos no Colégio Simbios

Saúde mental

Ser testado por uma prova extensa e complexa como o Enem coloca as emoções dos vestibulandos em voga, especialmente após o investimento de tanto tempo e dedicação. Diante disso, ajudar o adolescente a entender e controlar as próprias emoções é uma premissa do Simbios desde a sua fundação.

Nesse sentido, eles contam com o Self Project, um programa de desenvolvimento da Inteligência Emocional aplicado na escola e que propõe ao longo do ano palestras e atividades ligadas à psicologia, ao bem-estar geral e ao combate e prevenção do bullying, bem como a atenção diária ao estudante.

“Acolhemos nossos alunos em suas angústias, incertezas e medos, buscando sempre orientá-los e mostrar que é possível vencer os desafios impostos”, avalia Hellen. Além disso, uma orientadora pedagógica auxilia os estudantes no planejamento de estudos, acompanha o rendimento escolar deles e se comunica com frequência com os familiares a fim de contribuir com a estabilidade emocional de cada um. “O aluno trabalha arduamente o ano todo para se sair bem e controlar as emoções é fundamental para que a conquista do tão almejado sonho da aprovação aconteça”, pontua a coordenadora.

Sobre o Simbios


Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares.

Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões.

Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação e o material Laboratório Inteligência de Vida, para o Ensino Fundamental, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência emocional a partir da criação de pilares socioemocionais.