Como a escola pode ajudar os pais na criação dos filhos

Numa via de mão dupla, relação entre família e instituição de ensino é fundamental para formação de valores e noções de cidadania de crianças e adolescentes

A formação de cidadãos críticos, com capacidade de refletir sobre a responsabilidade de seu papel na solução das problemáticas da sociedade, conhecimento para atuarem no mercado de trabalho e ainda agir com empatia e respeito junto à comunidade em que estão inseridos são ensinamentos que os pais devem proporcionar desde a infância dos seus filhos.

Mas essas tarefas também podem e dever ser divididas com a escola, ambiente propício para o debate de ideias e de desenvolvimento de pessoas.

É dentro de casa que os pequenos aprendem e começam a agir conforme valores, como respeito, empatia e solidariedade. Saber dividir as tarefas de casa, trabalhar em equipe, noções básicas de higiene e como tratar as pessoas.

Os pais são exemplos para os filhos e por isso precisam estar atentos ao que mostram a eles. Somado a isso, segundo o diretor do Colégio Simbios, Adriano Medeiros, as instituições de ensino também têm papel central na responsabilidade por preparar crianças e jovens para os desafios do dia a dia, ensinando e transmitindo valores.


“Como acreditamos nessa parceria entre escola e família, sempre criamos canais de discussão para aprimorar essa relação”, explica Medeiros. Uma das formas encontradas pelo Simbios é levar ao colégio especialistas na área de educação para debater esses temas entre a comunidade escolar.

No encerramento do primeiro semestre letivo, a escola recebeu o psicólogo, escritor e especialista em desenvolvimento humano, Rossandro Klinjey, que falou do papel da família, da escola e dos professores e deu dicas de como enfrentar os desafios na educação de crianças e adolescentes.

Segundo Klinjey, a relação da família com a escola é fundamental. Infelizmente, algumas instituições ainda não trabalham totalmente com essa vertente.

“É preciso que se coloque os pais como alunos da escola. Que a escola também forneça conteúdos para eles, e não somente para os filhos. Professores e pais não são concorrentes. Têm o mesmo objetivo, transformar seres humanos em pessoas melhores”, pontuou o especialista na ocasião.

O diretor Adriano Medeiros afirma que o Colégio Simbios, desde a sua formação, busca o equilíbrio entre educar com respeito e firmeza. Família e escola possuem o mesmo propósito, que é formar adultos autônomos e capazes de coexistir em sociedade, e, por isso, é fundamental que atuem em sintonia, caminhando de mãos dadas.


“Os pais são as principais referências dos seus filhos. Essas crianças, quando chegam nas escolas, já vêm com bagagem na educação, com limites e regras, horários dentro de casa, papéis claros e estabelecidos, mas, também, amor, carinho, diálogo, respeito e segurança. Nosso papel é ajustar esses valores entre os alunos com tantas histórias diferentes, e identificar o que pode ser melhorado”, diz o diretor.

Sobre o Simbios

Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares.

Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões.

Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação e o material Laboratório Inteligência de Vida, para o Ensino Fundamental, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência emocional a partir da criação de pilares socioemocionais.